Projeto de levantamento topográfico e drenagem da horta comunitária do Córrego Grande

Os bolsistas do PET tiveram a possibilidade de desenvolver seus conhecimentos para além da graduação, por meio de um a oportunidade única de elaboração de um complexo projeto de drenagem. A partir da entrega de todos os aspectos finalizados, os solicitantes (AMJA) apresentaram estar extremamente satisfeitos com o desenvolvimento do projeto e com os requisitos atendidos.

O PET Engenharia Civil, da Universidade Federal de Santa Catarina, foi procurado no mês de Julho de 2018 pela Associação dos Moradores do Jardim Albatroz (AMJA), localizada no bairro Córrego Grande (Florianópolis-SC), em virtude da necessidade de elaboração de um projeto de drenagem para a Horta Comunitária do Córrego Grande. Como parte de suas atividades de extensão e buscando estreitar suas relações com a comunidade, os alunos do PET juntamente com seu tutor Cláudio César Zimmermann e com apoio do GTSIG (Grupo de Trabalho em Sistemas de Informações Geográficas-UFSC) e da Professora Vivian Reginato, realizaram o levantamento topográfico da área requisitada e posteriormente o projeto de drenagem para o local.

Como o prédio da Engenharia Civil da UFSC é localizado no bairro Córrego Grande, o projeto contribuiu com a aproximação do PET Engenharia Civil com a comunidade em que está inserido. O projeto foi de grande contribução para o desenvolvimento dos petianos uma vez que possibilitou a aplicação prática dos conceitos de hidráulica e solos estudados em sala de aula durante a graduação. Além disso, contribuiu com a capacitação dos bolsistas em softwares específicos como AutoCAD, Revit e ArcGIS. Além disso, foram desenvolvidos o memorial e o quantitativo do projeto.

Quando concluído, o projeto trouxe benefícios para a comunidade do bairro uma vez que a horta pode vir a ser utilizada por qualquer morador. Ademais, os petianos puderam ver na prática um projeto seu executado e pronto, mostrando aos graduandos um pouco da realidade do mercado de trabalho e valorização da responsabilidade profissional.