Estudo da reutilização de resíduos da Construção Civil

A construção civil é vista como uma das principais atividades responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro, porém ela traz consigo significativa parcela de impactos negativos ao meio ambiente. Além dos impactos da extração dos materiais utilizados, a indústria da construção civil também gera resíduos em grande escala. A pesquisa realizada busca dar novas aplicações a estes resíduos, de modo a diminuir o impacto ambiental gerado pela construção civil, sendo inseridos em contrapisos.

Apesar de ser uma das principais atividades impulsionadoras do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, a construção civil é responsável por muitos impactos negativos ao meio ambiente, seja na extração dos materiais ou na geração de resíduos. Levando isso em conta, a pesquisa realizada busca dar novas aplicações a esses resíduos, testando sua viabilidade como materiais ao serem reinseridos, por exemplo, em contrapisos. Assim, foram moldados e utilizados corpos de prova para a realização de ensaios de flexão e de natureza acústica

Dessa maneira, a pesquisa tomará duas frentes: a primeira, orientada pela professora Dr. Liseane Padilha Thives, focará na comparação dos resultados dos ensaios de flexão, incluindo os corpos de prova com adição de material reciclado; a segunda, orientada pelo professor Dr. Fernando Pelisser, focará na comparação dos resultados dos ensaios acústicos, dos corpos de prova convencionais e com adição de EPS.

Com essas duas frentes, temos como objetivos, além de aprender as normativas dos respectivos ensaios, avaliar a viabilidade da adição do agregado reciclado para isolamento acústico e comparar com misturas convencionais e com adição de EPS. Para isso, contaremos com a orientação da professora Dr. Liseane Padilha Thives, para definir o caráter experimental da pesquisa, e do professor Dr. Fernando Pelisser, para determinar os traços utilizados nas placas e corpos de prova. Ainda, utilizaremos o Laboratório de Materiais de Construção Civil e o Laboratório de Vibrações de Acústica para moldar as placas e realizar ensaios de isolamento acústico, respectivamente.