Estudo sobre resiliência da UFSC

O Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado em Florianópolis, tem sido historicamente afetado por desastres naturais e de origem humana. Esses eventos têm impactado a comunidade acadêmica, causando danos pessoais, perdas de bens essenciais e recursos fundamentais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na universidade. Esses prejuízos também se estendem às dimensões sociais e econômicas, já que a universidade é um importante centro de prestação de serviços à comunidade.

Nesse contexto, uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os riscos de desastres no Campus Florianópolis da UFSC. Essa avaliação abrangeu a análise das potenciais ameaças, exposição e vulnerabilidade, buscando definir a natureza e a extensão dos riscos de desastres que podem afetar pessoas, propriedades e serviços na região avaliada. O principal propósito dessa pesquisa é fornecer informações aplicáveis aos tomadores de decisão, subsidiando o planejamento para a Redução de Riscos de Desastres (RRD) e tornando a universidade mais resiliente e voltada para o desenvolvimento sustentável.

A Lei Nº 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), reconhece que tanto instituições públicas como privadas, além da sociedade em geral, têm um papel fundamental na implementação de medidas para a RRD. Portanto, essa pesquisa desempenha um papel importante na atuação da Universidade para fortalecer a RRD em Florianópolis. Além disso, o processo de avaliação de risco desenvolvido pode guiar planejamentos futuros e auxiliar na redução de perdas decorrentes de desastres não apenas em âmbito municipal, mas também em outras universidades e comunidades.

Carta de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações do munícipio de Florianópolis – SC
Linha do tempo de desastres na UFSC