Projeto de Levantamento Topográfico e Drenagem da Horta Comunitária do Córrego Grande

O PET Engenharia Civil, da Universidade Federal de Santa Catarina, foi procurado no mês de Julho de 2018 pela Associação dos Moradores do Jardim Albatroz (AMJA), localizada no bairro Córrego Grande (Florianópolis-SC), em virtude da necessidade de elaboração de um projeto de drenagem para a Horta Comunitária do Córrego Grande. Como parte de suas atividades de extensão e buscando estreitar suas relações com a comunidade, os alunos do PET juntamente com seu tutor Cláudio César Zimmermann e com apoio do GTSIG (Grupo de Trabalho em Sistemas de Informações Geográficas-UFSC) e da Professora Vivian Reginato, realizaram o levantamento topográfico da área requisitada e posteriormente o projeto de drenagem para o local. A atividade foi iniciada com o levantamento dos pontos topográficos e posteriormente a transferência das coordenadas para uma planilha, com isso foi criado um arquivo no software “AutoCad” com os pontos levantados na qual os petianos puderam fazer um desenho da planta do local. A planta topográfica foi realizada no software ArcGIS com o auxílio da Professora Vivian e por conseguinte o 3D realizado no software “Revit”. Vale ressaltar pesquisas e estudos que foram feitos a cercar da drenagem do terreno, índices pluviométricos de Florianópolis e dimensionamento da tubulação.

Foto tirada pelo grupo no local