Buscando melhorar as propriedades do concreto, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido, comumente são utilizados aditivos minerais com elevado teor de sílica em sua composição. Sendo assim, a pesquisa orientada pelo professor Dr. Fernando Pelisser teve por objetivo avaliar o efeito dessa sílica em suspensão no concreto.
Dentre os materiais utilizados, a sílica ativa tem impacto sobre diversas propriedades do concreto, sendo responsável por reduzir a exsudação (subida da água), segregação e porosidade do mesmo, bem como aumentar sua coesão e durabilidade. Entretanto, a sílica ativa em pó apresenta problemas de manuseio por ser muito fina e, para atenuar isso, fora utilizada em suspensão, ou seja, dispersa em água.
Nessa pesquisa, através de ensaios, analisou-se a influência da adição da sílica nas propriedades mecânicas (compressão e módulo de elasticidade) de concretos com diferentes classes de resistência. Foram moldados 6 corpos de prova para cada um dos traços explicitados nas normas do artigo e, após 24 horas, fez-se o desmolde para medição dos módulos de elasticidade dinâmico e estático. Por fim, através das devidas medidas, traçou-se o diagrama de tensão x deformação relacionado aos dados obtidos nos testes.