A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, as instituições de ensino superior tem o dever de desenvolver atividades nesses três eixos com a mesma ênfase.
“As universidade gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”
Artigo 207 da Constituição Brasileira
Ensino: corresponde as atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, como confecção de apostilas, organização de eventos como palestras, oficinas, disponibilização de materiais como o Kit Mola para que os graduandos tenham um aprendizado mais aprofundado.
Pesquisa: são ações desenvolvidas com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento através do desenvolvimento de pesquisa dentro das universidades.
Extensão: As atividades de extensão constituem uma ponte entre comunidade e universidade. Isso se dá através da aplicação dos conhecimentos e técnicas aprendidas e desenvolvidos em ambiente acadêmico na prestação de auxílio a população.